APRESENTAÇÃO

Na realidade brasileira o rádio não é uma mídia ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia mais utilizada e abrange todas as classes sociais.

terça-feira, 15 de maio de 2012

O RÁDIO ESCOLA

  " Na realidade brasileira o rádio não é uma mídia ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia mais utilizada e abrange todas as classes sociais. O desenvolvimento tecnológico tem causado profundas modificações culturais que podem trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de apreensão do saber por meio das variadas mídias existentes, dentre elas o rádio. No campo educacional, as novas tecnologias potencializam as mais remotas, integrando-se a elas e proporcionando uma democratização da produção e recepção do conhecimento e das informações.

  O aumento da interatividade dos meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades específicas pelos seus usuários, sobretudo no contexto educacional. Dessa forma, a implementação de uma rádio escolar tem como princípio uma educação para, sobre e na mídia. Para isso é preciso haver a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a rádio escolar represente a totalidade dos envolvidos na escola e contribua para o pleno exercício da cidadania.

  Para criar uma rádio escola um dos primeiros passos, além de decidir o nome da rádio, é construir um projeto que esteja vinculado ao projeto pedagógico da escola. O projeto deve contemplar os objetivos da rádio, a divisão de responsabilidades e que tipo de programação será veiculada. Para definir o formato da programação é preciso decidir se os programas serão noticiários, musicais, humorísticos, educativos, e distribuí-los ao longo do tempo que a rádio estará no ar.

  Em um programa que trate de variedades com duração de 20 minutos, por exemplo, podem ser destinados cinco minutos para as notícias, cinco para músicas e um para o intervalo comercial. E então, na segunda parte do programa, pode haver uma entrevista de três minutos, dois minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de eventos, achados e perdidos, etc), e mais quatro minutos de música.



Por Gabriela E. Possolli Vesce

Um comentário:

  1. Caro Elvis, é uma grata satisfação está convivendo contigo estas semanas!!! Sou filho de uma família ribeirinha das várzeas do Grande Rio Amazonas, as emissoras de rádio sempre estiveram no meu cotidiano, atualmente existem dois endereços na net, relacionados ao município de Óbidos que possuem rádio: www.folhadeobidos.com.br e www.obidense.com.br, este último publica poemas e pequenos textos que escrevo para o link ARTIGOS/LITERATURA, tudo isso pra lhe dizer que, desejo que sejas sempre próspero na tua profissão, que o teu trabalho, agora ainda mais capacitado, com o nosso curso, seja de sucesso em todos os níveis da tua
    vida!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir